Diferente do que pensamos, quando estamos dormindo o nosso corpo não para. Você sabe o que acontece nessas horas? Você vai se surpreender.

Uma das principais necessidades que nosso corpo possui é de descansar todos os dias pelo menos 8 horas. Durante as horas de sono, o corpo repara e renova suas energias para proporcionar uma melhor disposição física e mental.

O que poucos sabem é que neste período do sono, algumas ações interessantes influenciam a nossa qualidade de saúde no geral.

Se você achava que durante o sono o corpo paralisava todas as suas atividades, você certamente está enganado. Embora nós não estejamos conscientes, o corpo permanece sincronizado com suas funções e executa tarefas muito estranhas.

1. Aumenta o movimento dos olhos

Estima-se que o ciclo de sono passe por cinco etapas, à última e mais profunda etapa, é conhecida como a fase de sono REM (Movimento rápido dos olhos) e caracteriza-se por um movimento contínuo dos olhos, da frente para trás, que não lembramos quando acordamos.

Por enquanto não há nenhuma razão exata para explicar isso, mas acredita-se que o REM ocorra devido à excitação neuronal presente em nosso sono.

2. Estimulação do hormônio de crescimento

Uma das razões para termos uma boa qualidade de sono é que no momento em que estamos dormindo, o organismo produz o hormônio de crescimento (HGH), necessário para regenerar os tecidos, ossos e músculos, e essencial para um adequado desenvolvimento das crianças.

Esta substância também é necessária para combater os baixos níveis de açúcar no sangue e regular o metabolismo.

3. Atraso na atividade dos rins

Enquanto estamos acordados, os rins trabalham para filtrar toxinas no sangue e produzir a urina. No período de sono, o trabalho dos rins é mais lento e há redução da produção de urina em comparação com o período em que estamos ativos.

Isso explica porque raramente se levantamos para urinar durante a noite e no dia seguinte a urina tende a ser mais escura.

4. Ranger os dentes

Este sintoma raro pode ser o resultado de estresse ou porque os dentes não estão alinhados adequadamente.

Em termos profissionais é conhecido como bruxismo e às vezes faz a pessoa sentir dor na mandíbula e podendo ocasionar complicações dentárias. Por isso é importante consultarmos um dentista para resolver esse problema.

5. Movimentos bruscos

Isso acontece com a maioria das pessoas durante o sono, de repente sentimos um choque forte. É algo que acontece regularmente e não deve ser motivo de preocupação.

O que acontece é que o cérebro está organizando as alterações feitas neste ciclo do sono e por vezes é interpretado como uma queda. O fenômeno é conhecido como impulso hipnótico e só acontece durante o período de descanso.

6. O cérebro rejeita o que não precisa

Graças ao sistema glymphatic, o cérebro acumula durante o dia uma série de informações que à noite parece descartar o que você não precisa mais.

Este sistema é uma maneira de limpar o sistema nervoso central e também serve para se livrar de proteínas extracelulares, excesso de fluido e produtos do metabolismo do tecido periférico que são inúteis ao organismo.

7. Paralisia do sono

Quase todas as pessoas já experimentaram esse fenômeno em algum momento de suas vidas, alguns com mais frequência do que outros. A paralisia ocorre na fase mais profunda do sono e é caracterizada por uma sensação incômoda no corpo, ocasionando uma imobilidade corporal em um ciclo em que as pessoas estão cientes de que estão sonhando.

É um fenômeno assustador, porque muitas vezes é acompanhada por terríveis pesadelos em que somos incapazes de ter algum tipo de reação para escapar dessa situação.

Lembre-se que é importante ter uma boa qualidade de sono, pessoas que não têm uma boa qualidade de sono tendem a ter excesso de peso, excesso de ansiedade e chegar a beirar a obesidade.

Anúncios